NOVA EDIÇÃO DO JORNAL MEGAFONE



JS/Açores promoveu uma conversa entre jovens açorianos e Vasco Cordeiro

O Açor Arena em Vila Franca do Campo recebeu a Convenção da JS/Açores “À conversa com Vasco Cordeiro”.

Como resultado da realização dos Fóruns “Chega-te à Frente pelos Açores” em todo o arquipélago, o Presidente da JS/Açores, Guido Teles, entregou o Contributo Político desta estrutura política de juventude para as eleições regionais de 2016 ao líder do Partido Socialista dos Açores, Vasco Cordeiro.

Segundo Guido Teles “é o resultado destas ações de proximidade e do incentivo à participação dos jovens que hoje entregamos, em forma de contributo, ao Presidente Vasco Cordeiro. É este incentivo para os jovens Chegarem-se à Frente pelos Açores que queremos continuar a afirmar e a desenvolver. Mas é também no contributo para o aumento das qualificações dos jovens açorianos, para o aumento da sua empregabilidade, para a melhoria do acesso ao acompanhamento especializado visando uma vida mais saudável, mas também, no contributo para o acesso à habitação pelos jovens açorianos, que residem as nossas principais prioridades de ação política”.

O Presidente da JS/Açores focou a sua intervenção em cinco prioridades políticas para a juventude açoriana, de entre cerca de sete dezenas de medidas que integram o contributo político da JS/Açores.

Foram apresentadas várias medidas concretas dirigidas à juventude açoriana.

Visando o aumento da participação eleitoral dos jovens açorianos, a JS/Açores defende uma análise cuidada da implementação do voto eletrónico presencial como fim ideal. Mas, desde já, afirmou Guido Teles “ é preciso implementar o “voto em mobilidade”, medida que só não está hoje em vigor e a simplificar o processo de voto antecipado dos jovens açorianos porque o PSD, o CDS-PP e o PPM recusaram, sem justificação adequada, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores”.

Para a promoção da empregabilidade jovem a JS/Açores direciona os seus esforços para duas frentes: o aumento da qualificação dos jovens açorianos e o aperfeiçoamento dos incentivos existentes para a criação de valor acrescentado e para a criação de emprego.

Em matéria de qualificação, os jovens socialistas defendem a criação de um sistema complementar de apoio à frequência do ensino superior que facilite o acesso a empréstimos com garantia mútua, com o objetivo de garantir que nenhum jovem deixa de ir para a universidade por falta de recursos financeiros.

Já no que respeita aos incentivos à criação de emprego para os jovens açorianos, a JS/Açores defende a criação do Azores Startup Launch, um programa que apoie projetos empreendedores de jovens na fase da ideia, com uma bolsa mensal com duração de um ano, com a possibilidade de opção pela receção de metade do montante no início do investimento.

No que respeita às medidas de saúde preventiva e à promoção de hábitos de vida saudáveis, os jovens socialistas defendem o acesso dos jovens até aos 30 anos, sobretudo dos que têm maiores carências económicas, a consultas no serviço regional de saúde na área da higiene oral, de saúde reprodutiva e sexual e de prevenção de comportamentos aditivos.

Já na área da habitação, a JS/Açores pretende ver criada uma linha de apoio à aquisição de imóveis devolutos e à reabilitação urbana promovida por jovens.

Para o Presidente da JS/Açores “é este ímpeto de propositura, esta participação ativa, que queremos que marque sempre a ação da JS/Açores. É esta característica que nos diferencia claramente das outras estruturas partidárias de juventude. Nós propomos, os outros criticam. E é por isso que os jovens açorianos confiam em nós. É por isso que os jovens confiam na JS e no PS. Porque temos sido nós os seus parceiros. Porque temos estado com os jovens neste processo de construção de uns Açores melhores”.

O evento “À conversa com Vasco Cordeiro”, para além de ter sido o momento da entrega do contributo político da JS/Açores para as eleições regionais de 2016, foi uma oportunidade para a realização de questões e para a partilha de preocupações e ambições por parte de jovens açorianos de todas as ilhas do arquipélago com o Presidente do PS/Açores, Vasco Cordeiro.